quarta-feira, 2 de junho de 2010

UAB Itapevi, Estude e não perca tempo e dinheiro.



Comentário de Cursos de Capacitação do Governo Federal e Municipal – Área de Informática



Para todos aqueles estudantes de Informática, que buscam maior conhecimento através de cursos técnicos ou de capacitação, informo que uma verdadeira perca de tempo e até mesmo jogar dinheiro no lixo, (porque tempo é dinheiro), seria estudar na UAB de Itapevi ou qualquer outra cidade, do projeto Etec Brasil, e não levar o curso mais a sério.


Muitos técnicos de Informática que trabalham em empresas com carteira assinada e principalmente aqueles que trabalham por conta própria, ou até mesmo os leigos que tem um computador, buscam sempre em fazer certos cursos oferecidos publicamente para assim poderem adquirir maior conhecimento, ter maior experiência na área técnica e com isso expandir a sua área de atuação.


Como todo cidadão paga impostos, esses cursos não são gratuitos, são pagos com o nosso dinheiro, então o aluno tem total direito de criticar ou buscar um melhor desempenho e aproveitamento do curso que está cursando, seja ele de Informática ou qualquer outro. Mas ele também tem que fazer a sua parte.


Na UAB de Itapevi no curso de Informática aplicada para Internet, um curso que dura mais de dois anos, (segundo seus organizadores) a perca de tempo pode ser total. Porque a grade de programação é muito rápida e o aluno tem que estar preparado e habituado a lidar com a rotina de estudo, imposta pelos tutores virtuais e professores.


A grade de programação e o conteúdo programático do curso são muito técnicos e avançados, as apostilas não são impressas e sim consultadas no computador, isso sem falar que o aluno tem que manter uma rotina de estudo fidedigna com os tutores. Sendo que a pior falta de respeito é de alguns coordenadores, que trabalham como se fossem donos do pólo e agem sabendo que não serão advertidos por ninguém.


O aluno em questão não tem nenhum valor dentro do curso, o mesmo não pode fazer nenhuma crítica ao pólo de estudo. Quando o curso em questão está com vagas abertas, a divulgação esta bem visível para toda a população, mas quando são formadas as turmas, não se sabe como ou o principal motivo, porque muitos alunos acabam saindo do curso.


Em uma turma de 50 alunos, agora são aproximadamente apenas 19 alunos em minha turma.


O MEC que é um importante órgão do Governo Federal e responsável por esse projeto, deveria fiscalizar melhor esses cursos e os pólos, e cobrar um trabalho mais sério por parte das prefeituras que são as beneficiadas nestas parcerias entre governo federal com o municipal. Muitas prefeituras mostram claramente não demonstrar o mínimo de interesse no futuro do aluno.


Infelizmente estes fatos são reais e estão acontecendo na cidade de Itapevi.


Agora vem a pergunta: Porque o Brasil é um pais do terceiro mundo? Resposta: Porque tem muito vagabundo trabalhando no governo, nas prefeituras, etc. E fica difícil encontrar alguém responsável no meio de muitos vagabundos e corruptos. Além disso o próprio povo que deveria buscar seus direitos de uma forma mais objetiva e com maior união, não o faz, e com isso perde e muito.


Nesta situação estamos falando de educação, de conhecimento, de informática, de tecnologia, culturas que o Brasil ainda tem muito o que buscar e não apenas conquistar isso, mas distribuir esse conteúdo para a sua própria população, mas isso não acontece pelo simples fato de no Brasil ser muito comum o predomínio das diferenças sociais.


Para todos aqueles que buscam um maior conhecimento na área de Informática, a melhor opção é fazer estágios, ler livros, fazer uma faculdade na USP, ou outra com o mesmo nível e porque não, perguntar e tirar as suas dúvidas sempre para um amigo que tem o conhecimento técnico na área de Informática.