segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

 A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite determinar a sequência lógica para o desenvolvimento de sistemas.
Sequência Lógica é definir um conjunto ordenado de passos para atingir um determinado objetivo. Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar todo o processo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em uma ordem lógica. Para trocar o pneu de um carro é necessário levantar o carro primeiro, antes de retirar o pneu, isto é, seguir teoricamente uma "receita de passos" para atingir um determinado objetivo.
1.2 Algoritmo
Um algoritmo é formalmente uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Estes passos não podem ser redundantes nem subjetivos na sua definição, devem ser claros e precisos.
Como exemplos, é possível citar as operações fundamentais da matemática (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos que explicam passo a passo como realizar uma instalação do aparelho.
Qualquer atividade pode ser descritas por sequências lógicas. Exemplo:

Chupar uma bala.
 Pegar a bala
 Retirar o papel
 Chupar a bala
 Jogar o papel no lixo

Programas
Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador que seguem uma determinada sintaxe e semântica. A sintaxe da linguagem corresponde a escrever os comandos do algoritmo de acordo com as regras da linguagem. A semântica do algoritmo corresponde ao sentido dado ao programa, isto é, a lógica do algoritmo. Diante das linguagens de programação é possível citar a linguagem Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras. Estas linguagens são interpretadas e executadas por uma máquina, no caso um computador.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO = SÍMBOLOS + REGRAS DE SINTAXE
1.4 Linguagem Pascal
A linguagem Pascal foi desenvolvida entre os anos 1968 e 1970 por Nicklaus Wirth na Universidade Técnica de Zurique, Suíça. Em 1970 foi disponibilizado o primeiro compilador para a linguagem.
O Compilador é o software que realiza a tradução de todo o código-fonte, isto é, do algoritmo escrito em uma determinada linguagem de programação para as instruções correspondentes em linguagem de máquina, gerando o código-objeto do programa. Em seguida é necessário o uso de outro programa (Link-Editor que é responsável pela junção de diversos códigos-objeto em um único programa executável).
O objetivo do desenvolvimento desta linguagem foi acadêmico, no intuito de ensinar o paradigma da programação estruturada. O nome foi em homenagem ao filósofo e matemático francês Blaise Pascal.
Pela Borland foram lançadas as versões 3.0, 4.0, 5.0 e 5.5 na década de 80. Durante a década de 90 foram lançadas as versões 6.0, 7.0 e o lançamento da linguagem Delphi, para programação em ambiente Windows.
O Turbo Pascal é um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE - Integrated Development Environment), desenvolvido pela Borland, consistindo de um conjunto de ferramentas de desenvolvimento integradas. Entre as ferramentas que compõem o Turbo Pascal temos: Editor de Código-Fonte, Compilador, Link-Editor e o Depurador.

ALGORITMOS

Resumo:
De acordo com as referências [1] e [2], este capítulo irá apresentar os conceitos de Pseudocódigo, como escrever um pseudocódigo, as fases do algoritmo, as diferenças entre constantes e variáveis e os tipos de dados presentes em um algoritmo.

Pseudocódigo
Com o objetivo de aumentar o "know How" do desenvolvimento de programas, os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo, com o objetivo de separar, de maneira didática, a explicação da sintaxe e da semântica da programação. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo, JAVA, estaremos gerando código em JAVA. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Nesta disciplina adota-se determinadas sintaxes com o intuito de preparar o estudante na adaptação futura de linguagens que venham estudar.
O algoritmo deve ser fácil de interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.
Fases
Uma das maiores dificuldades do programador ou do analista em desenvolver o software é identificar os dados que o software necessita do mundo real, o que ele irá calcular diante destas informações e os resultados gerados que serão apresentados. Tendo em vista esta situação, faz-se necessário dividir o problema do mundo real em três fases fundamentais.
Onde temos:
ENTRADA: São os dados que irão ser processados pelo algoritmo
PROCESSAMENTO: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final
SAÍDA: São os dados já processados

Implementando algoritmos
Para a implementação de um algoritmo serão utilizadas algumas regras na criação do pseudocódigo, que na sequência será convertido para a linguagem pascal. Um algoritmo é composto de ordens, tomadas de decisões, processos repetitivos, entre outros, que devem seguir alguns padrões.
Para inicializar o desenvolvimento do pseudocódigo, este deve sempre começar com a palavra-chave Algoritmo e terminar com a palavra-chave fimalgoritmo. Estas duas palavras-chave correspondem a estrutura da sintaxe do pseudocódigo.
Palavra-chave representa o comando que desempenha uma determinada tarefa para o pseudocódigo. No pseudocódigo ele sempre será apresentado com letras minúsculas e sublinhado, com exceção do comando Algoritmo em que a primeira letra do comando, a letra "A", é representada na forma maiúscula.

Estrutura do Pseudocódigo
Forma Geral do Algoritmo:
Algoritmo
Declarações e comandos
Fimalgoritmo
Vamos analisar a construção de um algoritmo para resolver o seguinte problema:
"Calcular e escrever Z = 2X + 5Y".

Como X e Y podem variar, ou seja, podem receber qualquer valor, damos o nome de variáveis e os números 2 e 5, como sempre serão 2 e 5, estes são denominados constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário